A montagem de equipe com perfis diferentes gera bom resultado.

Com mais de 21 anos de experiência na área de educação, sendo os últimos 12 em escolas internacionais, a pedagoga com especialização em Gestão Escolar, Thais de Almeida, é um referencial quando se relata uma experiência bem-sucedida para uma boa prática de comunicação com público interno e externo nas instituições de ensino. Já comentamos aqui, nesse blog, as restrições a uma comunicação 100% eficiente sem que a direção lance mão de instrumentos que agreguem seus profissionais, como programas de valorização e treinamento.

Nessa conversa com o Blog do Instituto Integer, Thais fala da sua experiência atual na escola bilíngue Avidus School, voltada para crianças de um a sete anos, prestando serviços até o segundo ano do ensino fundamental. “A busca da gestão participativa sempre foi uma das minhas prioridades, valorizando opiniões e promovendo o crescimento da equipe, dos alunos e das famílias, reconhecendo na disciplina formativa o caminho para uma educação transformadora”, afirma.
Segundo ela, professores, familiares e funcionários estão empenhados em “desenvolver nos alunos a curiosidade pela vida, o empreendedorismo, a criatividade e a sustentabilidade, baseados em princípios de caráter e de visão do mundo que buscamos”.

A assimilação desses conceitos promove interação e maior troca na comunidade escolar. A experiência de Thais comprova como é importante ter boas relações interpessoais, onde empatia e capacidade de ouvir seu interlocutor somam na geração de um ambiente de trabalho saudável. “Nossos profissionais têm perfis diferentes e são complementares. As habilidades que faltam em alguém da equipe sobram em outros”.
Nesses tempos de pandemia, o uso do aplicativo WhatsApp tem auxiliado nas funções de troca de informações e orientações aos professores, além do recurso de vídeo conferências. A Escola responde em 24 horas as questões levantadas por pais de alunos, inclusive nesse processo de ensino a distância.

A Avidus School foi inspirada em uma comunicação ágil e nas boas relações interpessoais. E uma das características da experiência bem-sucedida está na compreensão por toda a equipe da importância da clareza na comunicação interna e externa. “Não havia uma cultura pré-estabelecida e, por isso mesmo, a equipe se identificou com o projeto”, comenta Thais. A instituição estabelece uma parceria entre a família e a escola, criando as condições necessárias ao bom entendimento de decisões.

Por exemplo, a escola avaliou com os pais de alunos três hipóteses de calendário para o período de pandemia e, de comum acordo, aprovaram o que melhor correspondia aos interesses de ambos. Em outro momento, foram os pais de alunos que ajudaram a equacionar a melhor alternativa de substituição de um profissional, que se mudou para outro país.