MOTIVAÇÃO

Muito se tem falado em como motivar as pessoas, equipes e dirigentes de empresas.

Uma série de ferramentas existem para estimular os indivíduos a criarem um ambiente amigável e produtivo.

Essas ferramentas são conhecidas. A sua aplicação e a aceitação das dinâmicas sugeridas dependem, basicamente, de dois fatores: do próprio líder e da equipe. Pode parecer óbvio, mas acompanhamos várias tentativas de empresas para envolver seus funcionários em programas de Motivação, com resultados parciais. Um líder desmotivado é uma experiência desagradável para uma equipe. E uma equipe acomodada é um dos maiores desafios para um líder.

Atualmente, se considera a ausência de uma boa comunicação interna como um dos ingredientes para a geração de conflitos e a frustração do resultado das metas definidas.

Somente um observador externo tem condições de avaliar as possíveis falhas de comunicação, elaborar um diagnóstico e indicar as medidas necessárias para a superação dos problemas. O primeiro passo num processo de motivação é criar um ambiente favorável às mudanças no comportamento e na mentalidade dos indivíduos. Líderes e liderados devem estar alinhados ao
objetivo comum de resgatar a motivação.

O processo de Coaching e Treinamento identifica e desenvolve o desejo de efetivar mudanças com líderes e equipes e potencializa os resultados pessoais e empresariais. Desejar algo é a maior motivação. No entanto, só a motivação não é suficiente. Ela deve vir acompanhada de determinação e compromisso para que as mudanças resultem na formação de equipes de alta performance e com melhor qualidade de vida.

Nesse texto, vamos estimulá-los a refletir um pouco mais sobre como nos sentimos em nossas atividades profissionais, pessoais e interpessoais. Considere as perguntas abaixo. Faça sua leitura sobre o seu nível de determinação e compromisso com suas atividades.

a) Por que você está envolvido nessa atividade?
b) Se você colocar em prática esse pensamento assertivo, a sua vida profissional pode mudar?
c) A sua vida é organizada?
d) Você sabe identificar quem são os vilões que roubam a energia para realização de seus sonhos e projetos?
e) Você sabe administrar seu tempo?
f) Você é um profissional do tipo “deixa a vida me levar” ou você tem as rédeas de seus projetos?